Results for 'Márcia Regina do Nascimento Sambugari'

999 found
Order:
  1.  1
    A filosofia no ensino médio.Márcia Regina do Nascimento Sambugari - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 3.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Amor E Guerra na elegia latina.Márcia Regina de Faria da Silva - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):47-53.
    Os poetas elegíacos romanos estabelecem, em seus versos, uma forte relação entre o amor e a guerra. Os vocábulos usados para descrever os deuses do amor, Vênus e Cupido, ou o próprio ato amoroso, associam-se a vocábulos bélicos. Trava-se uma batalha entre os amantes ou entre o deus do Amor e aquele que foi ferido por sua flecha. Essa associação explica-se por questões míticas, as relações amorosas entre a deusa do amor e o deus da guerra, nas mitologias grega e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  22
    Festa e devoção em Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG (Party and devotion in Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2011 v9n20p41. [REVIEW]Mara Regina do Nascimento & Durval Saturnino Cardoso de Paula - 2011 - Horizonte 9 (20):41-63.
  4. Considerações sobre a epistemologia dos experimentos mentais // Considerations about epistemology of thought experiments.Marcia Regina Santana Pereira - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):181-197.
    A ciência é feita das escolhas de seus protagonistas e como tal, repleta de subjetividade. Uma teoria científica é uma suposição explicativa e negar a influência da imaginação como agente ativo na construção do conhecimento seria no mínimo ingenuidade. Embora a ciência possua regras bem definidas, seu método se limita a obtenção e tratamento de dados. O surgimento da ideia ou da hipótese inicial é fruto do salto intuitivo da livre imaginação humana. A Experimentação Mental é o processo de empregar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa nas ciências aplicadas.Márcia Regina Pfuetzenreiter - 2003 - Episteme 16:111-135.
    O texto traça as linhas gerais do pensamento de L. Fleck por meio da análise de seus principais trabalhos no campo da epistemologia. Foram consultadas publicações anteriores e posteriores à monografia de 1935, até o último trabalho datado de 1960 e escrito pouco antes de sua morte. Desta forma, procurou-se compreender o desenvolvimento de suas idéias e estabelecer conexões entre o seu pensamento e a atividade prática no campo das ciências aplicadas, com especial atenção para o ensino nas ciências da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    Festa e devoção em Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG (Party and devotion in Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p41. [REVIEW]Mara Regina do Nascimento & Durval Saturnino Cardoso de Paula - 2011 - Horizonte 9 (20):41-63.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo O texto trata da Folia de Reis na Comunidade de Cruzeiro dos Peixotos - Uberlândia - MG, que foi alvo de um projeto de pesquisa, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFU) e pelo Programa de Extensão e Integração UFU/Comunidade (PEIC/UFU). Os autores partem da premissa de que foliões, festeiros e devotos são, na feliz expressão de Carlos Rodrigues Brandão, "especialistas" do saber da devoção, por sentirem-se incumbidos de representar a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Experiência religiosa.Waldir Souza, Marcia Regina Chizini Chemin & Márcio Luiz Fernandes - 2023 - Horizonte 21 (64):216414-216414.
    Seres humanos têm necessidade perene de encontrar respostas significativas para a sua vida: as respostas implicam a espiritualidade/religiosidade/religião e as experiências culturais. Nesse contexto objetiva-se discutir na perspectiva ético-fenomenológica a atuação pública das pessoas que detêm conhecimento teológico em vista de colaborar para a vida na sociedade plural do século XXI. A literatura escolhida para pensar crítico-reflexivamente a questão tem base fenomenológica, teológico-moral, e a perspectiva pública da Teologia. Observa-se que medo e culpabilidade estão ligados às “falsas imagens” de Deus; (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A problemática do gênero elegíaco.Márcia Regina de Faria da Silva - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):79-86.
    A elegia é uma forma poética muito antiga. Os gregos compuseram elegias desde a lírica arcaica (século VII – V a.C.). Contudo, foram as elegias compostas no período da lírica alexandrina (século III – II a.C.) que influenciaram os elegíacos romanos. Tanto na Grécia quanto em Roma a elegia é considerada como gênero lírico, mas percebemos que nas composições romanas é notória a presença do trágico, especialmente, nas obras de Ovídio, por isso discutimos a problemática do gênero elegíaco, que se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A dejanira de ovídio.Márcia Regina de Faria da Silva - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):31-39.
    Ovídio, poeta latino do século I a.C, compôs as Heroides, obra em que heróis e heroínas das lendas escrevem a seus amados(as) ausentes. Todas as cartas apresentam profundo teor trágico, tanto na temática quanto nos aspectos trágicos marcantes. Analisamos a tragicidade na carta de Dejanira a Hércules, na qual a mulher do herói narra seu desespero ao receber a notícia da morte de Hércules, após vestir a túnica que ela havia enviado. Como base para a análise, serão usados os conceitos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A elegia latina E a temática da morte.Márcia Regina de Faria da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):61-67.
    Catulo (século I a.C.), o primeiro grande autor lírico romano, traz a elegia grega com temática variada, inclusive amorosa. Assim a poesia elegíaca latina desenvolve-se e ganha contorno de um gênero autônomo em Roma, com temática própria, a elegia erótica romana. O tema do amor passa a ser fundamental, nos autores do século de Augusto (século I a.C.), Tibulo, Propércio e Ovídio, que escrevem livros inteiros para uma amada. Contudo, unida à temática do amor encontramos também o tema morte, constante (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Medéia, Amor E erro, em ovídio.Márcia Regina de Faria da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):95-106.
    A personagem Medeia, desde os autores gregos, como Eurípides, é apresentada como o exemplo mais clássico do prejuízo causado pela paixão desmedida. Ela justifica todos os seus atos buscando como medida seu amor por Jasão. É o amor que a faz salvar a vida do amado e tirar várias outras vidas, inclusive de seus próprios filhos. Ovídio, poeta latino do século I a.C., retoma a personagem em sua obra Heroides, para também apresentar o mal que a paixão desenfreada pode causar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Ovídio E as inovações na elegia latina.Márcia Regina de Faria da Silva - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):99-104.
    Ovídio, o último autor elegíaco do período augustano, começou sua produção literária seguindo a tradição elegíaca latina, inaugurada por Catulo e intensificada por Tibulo e Propércio, que transformaram a elegia latina em verdadeiro estilo literário independente com temática unificada na paixão amorosa do eu-lírico por uma amada específica, trazendo assim a paixão como uma experiência pessoal, não mítica, como fizeram os alexandrinos. Ovídio inicia sua produção poetizando sua paixão por Corina, no livro Amores, mas sua elegia migra da paixão pessoal (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  55
    Systematic reviews showed insufficient evidence for clinical practice in 2004: what about in 2011? The next appeal for the evidence‐based medicine age. [REVIEW]Paulo José Fortes Villas Boas, Regina Stella Spagnuolo, Amélia Kamegasawa, Leandro Gobbo Braz, Adriana Polachini do Valle, Eliane Chaves Jorge, Hugo Hyung Bok Yoo, Antônio José Maria Cataneo, Ione Corrêa, Fernanda Bono Fukushima, Paulo do Nascimento, Norma Sueli Pinheiro Módolo, Marise Silva Teixeira, Edison Iglesias de Oliveira Vidal, Solange Ramires Daher & Regina El Dib - 2013 - Journal of Evaluation in Clinical Practice 19 (4):633-637.
  14. O teletrabalho eo repensar Das categorias tempo E espaço.Ivan Alemão–Ppgsd-Uff & Márcia Regina C. Barroso–Ppgsd-Uff - 2012 - Enfoques: Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro 11 (1):1.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Um caso de “homens infames”.Mariângela Nascimento Pagliarini & Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:250-277.
    Estudo bibliográfico, teórico-exploratório sobre memória institucional e sua complexa relação com a memória histórica nacional. Teve por objetivo geral contribuir para a reflexão acerca do modo como a biblioteca do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul poderia analisar documentos sensíveis para organizar, preservar e disseminar as informações contidas nos processos judiciais históricos atinentes a fatos ocorridos de 1964 a 1985 de forma a torná-las disponíveis para pesquisas futuras. Apresenta breve reflexão sobre memória institucional e sua tensão frente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  24
    Atuação do intérprete educacional e o aprender surdo.Vanessa Regina de Oliveira Martins & Gabriel Silva Xavier Nascimento - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1715-1744.
    Resumo: A atuação do tradutor e intérprete de língua de sinais no contexto educacional inclusivo é tema de constantes embates teóricos acerca da concepção de seu ‘papel’. Desse modo, verificam-se prescrições que delimitam suas práticas e atribuições pela caracterização de uma pretensa ‘identidade’ profissional. Na contramão disso, esse estudo tenciona um adensamento analítico acerca daquilo que é produzido na atividade interpretativo-pedagógica do intérprete educacional, fora do âmbito da ‘identidade profissional’, mas no âmbito das efetivas ações produzidas pela posição e contextos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Caso de “Homens Infames".Mariângela Nascimento Pagliarini & Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:308-336.
    Estudo bibliográfico, teórico-exploratório sobre memória institucional e sua complexa relação com a memória histórica nacional. Teve por objetivo geral contribuir para a reflexão acerca do modo como a biblioteca do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul poderia analisar documentos sensíveis para organizar, preservar e disseminar as informações contidas nos processos judiciais históricos atinentes a fatos ocorridos de 1964 a 1985 de forma a torná-las disponíveis para pesquisas futuras. Apresenta breve reflexão sobre memória institucional e sua tensão frente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Ação de desenhar na inf'ncia como iniciação aos segredos do mundo.Sandra Regina Simonis Richter & Márcia Vilma Murillo - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-27.
    In order to highlight the intimate relationship between imagining, drawing and making worlds, this essay questions the educational meaning of children to initiate in the action of drawing in face of the growing cultural tendency of the body being less and less required to produce senses. The incarnated action of drawing, as an aesthetic action of touching and being touched by the world when transposing the visible limits and entering into the intimacy of worldly invisibility, constitutes an experience that is (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  38
    Identidade pessoal e ética em Paul Ricoeur: da identidade narrativa à promessa e à responsabilidade.Cláudio Reichert do Nascimento - 2011 - Études Ricoeuriennes / Ricoeur Studies 2 (2):48-62.
    Cet article expose le problème de l’identité personnelle chez Paul Ricoeur, à partir de Temps et récit et Soi-même comme un autre , en abordant, succinctement, des positions philosophiques qui affirment ce que Ricoeur caracterise comme identité en tant que permanence dans le temps (mêmeté), au contraire de l’identité en tant que mutable et diverse dans le temps (ipséité), qui va à la rencontre de sa thèse de l’identité narrative. Ensuite, nous indiquons la limitation de la narrative pour rendre compte (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    Miguel attie filho, O intelecto em Ibn Sina . Cotia: Ateliê editorial, 2007.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):255.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Carneiro no buraco: Transformação em tradição.Marcia Regina de Souza - 2010 - História 14:07.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    Filosofia como ciência ou cultura pós-filosófica: As contendas entre O pragmatismo E o neopragmatismo.Edna Magalhães do Nascimento - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):405.
    Com a publicação da obra "Philosophy and the Mirror of Nature", Rorty passa a ser criticado pelos intérpretes do pragmatismo clássico e comentadores de John Dewey. Estes críticos consideram que enquanto o pragmatismo clássico é uma tentativa de entender e criar uma estrutura nova que legitime a investigação científica, o pragmatismo de Rorty se afirma como um abandono da própria tentativa de aprender mais sobre a natureza e sobre as condições de adequação da investigação. Dewey nunca virou totalmente as costas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    La filosofía realista y naturalista de John Dewey: contribuciones para una epistemología en la actualidad.Edna María Magalaes do Nascimento - 2017 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 38 (116):139-165.
    El presente artículo analiza la epistemología realista y naturalista de John Dewey, para discutir su contribución para la epistemología en la actualidad. El eje de esta investigación consiste en articular los conceptos, experiencia y naturaleza de la epistemología de John Dewey a las contribuciones de autores contemporáneos. Al final, se pretende demostrar que el realismo de Dewey, por caracterizarse como naturalista, aporta contribuciones importantes para la epistemología actual cuando ésta es colocada en una vertiente contraria al objetivismo, pero sin prescindir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. MÚSICA: a dinamogênese do poético1.Sônia de Almeida do Nascimento - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):9-17.
    Partindo da recusa em aceitar a tese como um princípio teórico, fizemos a experiência da recuperação do sentido gestual/musical que se guarda na palavra: o sentido da thésis. Na recusa, adentramos o caminho do pensar que é deixar fazerse: o Hermes da musicalidade. Essa é a viagem com as asas da liberdade. Nela, trilhamos o caminho da dinamogênese do poético como a dobra do ser. A dobra é ondulação rítmica. É movimento de proximidade e distância instaurador da medida que faz (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  28
    Leitura catequética da experiência do caminho de emaús.Delmiro Vieira do Nascimento Júnior - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):p - 24.
    This article address the catechism as a path of training and follow Jesus Christ, which is based on the experience of faith lived in community, grounded in the Eucharist and the Word of God, the service of mission. Catechesis for occupying a privileged place for evangelization, one of the pillars of his pastoral calls attention to the whole Church as it relates to the formation of missionary disciples be able to account for the growth of church life and mission in (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A manutenção amorosa pelo viés dos phármaka gregos.Dulcileide Virginio do Nascimento - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):41-51.
    O período helenístico é marcado pelo sincretismo religioso e pela propagação do que denominamos magia, enquanto téchne. Encontramos o relato sobre magia amorosa em muitas obras literárias, como, por exemplo, na poesia de Homero, de Apolônio de Rodes, e de Teócrito, bem como nos Papiros Mágicos Gregos. Tais relatos, entretanto, não funcionam como manuais de instrução nos dias atuais, pois necessitam de uma pessoa que tenha sido iniciada. Neste artigo, portanto, refletiremos sobre o poder dos phármaka como ingredientes mágicos para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Descolonizando a Mente e o Olhar: “Xala” e a Impotência do Estado Pós-colonial.Jonas Do Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):163-182.
    Entre as décadas de 1960 e 1970, na esteira das lutas anti-coloniais em África, vê-se surgir através do cinema a possibilidade de construção de uma identidade africana e uma autonomia cultural e política do continente. A linguagem cinematográfica configurou-se, naquele momento, numa ferramenta de discurso diante da dificuldade de escrita da História. A câmara, assim, tornou-se uma arma para a denúncia da impotência da classe política africana e, além disso, um meio para a reivindicação de uma imagem descolonizada do continente. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Filosofia, dogmatismo e engajamento nas investigações filosóficas de Wittgenstein.Matheus Colares Do Nascimento - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    O objetivo deste artigo é apresentar um modo como a filosofia de Wittgenstein pode ser considerada engajada. Para isso enfatizaremos a adoção de um princípio ético antidogmático na sua concepção de filosofia como investigação gramatical nas Investigações Filosóficas. Isso permite que Wittgenstein conceba o dogmatismo como problema filosófico. Entretanto, julgamos que essa concepção de filosofia possui implicações éticas significativas, porque o problema do dogmatismo é recorrente também em outros contextos discursivos, e.g., a política, moral, etc. Nesse sentido, reforçaremos o significado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Helena, sempre Helena..Dulcileide Virginio do Nascimento - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):93-98.
    A literatura cria e recria personagens femininos que marcaram gerações, mas nenhuma personagem foi tão “recriada” nem marcou tanto quanto Helena. Este artigo resgata uma dessas recriações, como uma doce lembrança que apazigua os corações: a versão de Eurípides, encenada em 412 a.C. A sedutora, mas traidora Helena passa a ser um ardil divino, pois a verdadeira Helena é virtuosa e não está em Tróia, mas no Egito, esperando que o desígno dos deuses se cumpra, que Tróia seja destruída e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Kallíste: O feminino além da pedra, argila, bronze E papel.Dulcileide Virginio do Nascimento - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):79-88.
    O Hino Homérico à Terra elucida a crença de que da deusa Gaia se originam todas as coisas, inclusive as mulheres. O delinear deste gênero na literatura e nas artes helênicas é apresentado através do viés do olhar masculino que, assim como no mito de Pigmaleão e Galatéia, cria imagens segundo seu ideal de perfeição e imperfeição. Este artigo tem como objetivo trazer alguns pontos iniciais sobre a obra Gynaicologia, de Hipócrates, mantendo um diálogo constante com os relatos mítico-literários, na (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    O problema da interpretação das obras de arte no pensamento de Arthur Danto.Charliston Pablo Do Nascimento - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Este artigo pretende apresentar o conceito de interpretação das obras de arte no pensamento dantiano. Em um primeiro momento, abordaremos a relevância do conceito de interpretação das obras de arte, principalmente na era pós-histórica da arte. A seguir, apresentaremos a concepção dantiana de interpretação de superfície e sua crítica às correntes hermenêuticas como afirmadoras de klêdons teóricos. Por fim, questionaremos os problemas concernentes à relação entre a tese da interpretação de superfície e supremacia da autoridade do autor para a filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  41
    Pluralidade E unidade da igreja.Jason do Nascimento Costa - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):p - 117.
    Eclesiologia mais do que tratar dos aspectos gerais da Igreja, tal como tradi-ção, doutrinas, compreensões teológicas, é falar do seu aspecto fundante, passageiro e eterno. Sobretudo partiremos de um olhar universal e plural dessa Igreja que é vista por Cristo, como um só rebanho, apesar de sua institucio-nalização e da multiplicidade de Igrejas Locais, e por razões de insistirmos em dividi-la, essa que é descrita e concebida nos textos neotestamentários e conciliares como a Igreja una, santa, católica e apostólica. Assim (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    S. Tomás de Aquino e o Conhecimento Negativo de Deus.Carlos Arthur R. Do Nascimento - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):397-408.
    O presente artigo visa apresentar o carácter negativo do conhecimento humano de Deus, de acordo com S. Tomás de Aquino. Tal dá-se por causa do objecto próprio do conhecimento intelectual humano e por causa da transcendência de Deus, que está acima de tudo o que existe e que podemos apreender. Esta característica do conhecimento humano de Deus afecta mesmo a revelação divina e a sagrada doutrina. Com efeito, se a revelação alarga o alcance do conhecimento humano, não lhe altera o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    SABERES, TRAJETÓRIAS E ESPAÇO SOCIAL: cartografia da alteridade e etnografia reflexiva entre comunidades quilombolas.Luiz Augusto Sousa Do Nascimento - 2020 - Odeere 5 (9):313.
    A pesquisa a priori se propôs realizar um esboço etnográfico das quatro comunidades quilombolas no médio sertão maranhense, atentando para os elementos intrínsecos da produção de conhecimentos. Como suporte metodológico, as interlocuções seguiram pelo viés dos estudos que privilegiam as alteridades e os saberes locais como pressupostos analíticos fundamentais. Nessa perspectiva, procuramos nos afastar da maioria dos estudos voltados para comunidades quilombolas que trazem como abordagem central, as lutas fundiárias, o reconhecimento por direitos, no entanto, compreendemos que essas abordagens são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  27
    Tomás de Aquino e a metafísica.Carlos Arthur Ribeiro Do Nascimento - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):233-254.
    O presente texto é uma exposição do proêmio do Comentário de Tomás de Aquino à Metafísica de Aristóteles. Segue pari passu o texto do proêmio, mostrando sua articulação lógica e esclarecendo alguns conceitos utilizados no mesmo. Contém em anexo uma tradução em português do texto do proêmio, o plano do mesmo e o detalhamento deste quanto ao item referente “ao que é inteligível ao máximo segundo o conhecimento intelectual”, isto é, “de acordo com a separação da matéria”.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  12
    Willard Van Omar Quine e a naturalização da epistemologia: aproximações com o legado de Dewey.Edna Maria Magalhães Do Nascimento - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):355-370.
    Este estudo resulta de uma investigação sobre as aproximações teóricas entre o pensamento de Willard Van Omar Quine e o pragmatismo filosófico de John Dewey. O enfoque desta abordagem é a concepção naturalista e realista de conhecimento desenvolvida por estes dois teóricos. Busca-‑se compreender as conexões conceituais presentes na epistemologia de ambos, sobretudo, as referências de Quine a um empirismo radical e sem dogmas. O critério de análise comparatória será as seguintes teses: a ruptura com a filosofia apriorística, o naturalismo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  15
    Erasmo E lutero: O livre arbítrio da vontade humana.Sidnei Francisco Do Nascimento - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (23):89.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  26
    Resenha/review.Carlos Arthur Ribeiro Do Nascimento - 1990 - Trans/Form/Ação 13:147-149.
  39.  42
    Biopolíticas e Covid-19: um esforço para entender o Brasil.Ítalo Do Nascimento Oliveira Borba - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e48.
    A noção de biopolítica de Michel Foucault é frequentemente usada nos mais diversos contextos, devido ao seu potencial analítico singular. Esse trabalho busca investigar a inteligibilidade da noção para entender a gestão política da Covid-19 no Brasil. A consolidação de estratégias biopolíticas estão relacionadas a práticas sociais que constituem um corpo político soberano. Portanto, o caminho escolhido para entender o contexto brasileiro, foi perceber que o limites crítico da noção de biopolíticas é considerar uma prática de política nacional situada num (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    A criação de si entre a parrêsía E a hipocrisia: Etopoiêtica do cuidado de si.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):351-371.
    RESUMO Esboça-se neste artigo uma possível via de interpretação ao problema ético-estético, ou ainda ético-poiêtico da criação de si, a partir de uma reavaliação da noção de hipocrisia, enquanto arte do engano e arte do ator, reaproximando-a da hypókrisis [ὑπόκρισις] grega. Para tanto, procura-se estabelecer um diálogo, ou mesmo um contraponto, com aqueles pensadores que, nas preleções de Foucault, conformaram na antiguidade clássica e helenística os elementos para se pensar, por meio do discurso parrêsiástico e da prática da áskêsis, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. As novas perspectivas do processo penal brasileiro.Gudson Barbalho do Nascimento Leão - 2013 - Revista Fides 4 (1):9-21.
    AS NOVAS PERSPECTIVAS DO PROCESSO PENAL BRASILEIRO.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A postura filosófica do intérprete do direito, a síndrome de abdula E a necessária construção de Uma autonomia pedagógico-universitária.Gudson Barbalho do Nascimento Leão - 2013 - Revista Fides 4 (2):14-18.
    A POSTURA FILOSÓFICA DO INTÉRPRETE DO DIREITO, A SÍNDROME DE ABDULA E A NECESSÁRIA CONSTRUÇÃO DE UMA AUTONOMIA PEDAGÓGICO-UNIVERSITÁRIA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  24
    Hipocrisia, moralidade e caráter em Nietzsche.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:203-225.
    This article deals with Nietzsche’s ethical problem of the constitution of an exceptional character, under two fronts: first, under a negative bias, as opposed to the morality of the herd. Later, on its constructive or affirmative time, properly as creation of self . The leitmotif of this double presentation is the defense of aspects from what we associate with the concept of hypocrisy as a key to an interpretation of that constitution. First, as an art of dissimulation, in the form (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  44
    The "man's image" in the reflexive process of the continuing teacher formation.Mary Rangel & Jéssica do Nascimento Rodrigues - 2013 - Synesis 5 (1):64-76.
    O propósito que anima este estudo é o de desenvolver análises e construir argumentos, focalizando a “imagem de homem” como tema filosófico do processo reflexivo de formação docente continuada. A metodologia utilizada na formulação dos argumentos foi recorrente ao ensaio, com um encadeamento articulado de análises sustentadas por aportes cuja delimitação temática e teórica é justificada no artigo. Nas considerações finais, reforçam-se os argumentos sobre a importância da continuidade e aprofundamento da formação docente, ressaltando-se, em seus estudos e reflexões, os (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    The "man's image" in the reflexive process of the continuing teacher formation.Mary Rangel & Jéssica do Nascimento Rodrigues - 2013 - Synesis 5 (1):64-76.
  46.  7
    A origem dos conflitos sociais a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth e as suas contribuições para a socioeducação.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:38-47.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a Origem dos Conflitos Sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo/Socioeducação, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem aos conflitos sociais. Para tanto, fundamentamos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Interseções e interações entre mídia, religião e mercado: um objeto din'mico e instigante.Magali do Nascimento Cunha - 2014 - Horizonte 12 (34).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    A arquitetura e Schopenhauer. O problema da fruição e o lugar da arquitetura na teoria estética schopenhaueriana.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):80.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    De apátê a pseûdês. Ou: De como mêtis torna-se um problema à filosofia moral.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (2):55-80.
    In this article, we discuss the question about how the practices of deceiving become a matter of discussion on moral philosophy and how they could be thought beyond the sieve of this conviction. As we intend to defend, an answer to this question should refer to the Greek thought, particularly, the Platonic thought in dialogues: Hippias minor and The republic, taking as horizon the problem of the disambiguation of Alêtheia, and the exclusion, by philosophical thought, of the forms of clever (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    A revista Paz e Terra: um lugar da memória da comunicação religiosa, ecumênica e política no Brasil.Magali do Nascimento Cunha - 2020 - Horizonte 18 (56):513-513.
    This article aims to examine the relevance of counter-information productions developed during the military dictatorship in Brazil by religious groups. The object is the journal Paz e Terra, by Editora Civilização Brasileira in the 1960s, as a unique initiative in the field of religious, ecumenical and political communication. In order to respond to the Research problem “what is the place of the journal Paz e Terra in the memory of religious media productions in Brazil?” the article refers its basis in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999